top of page

REFLEXÃO DE HOJE: CRISES, PANDEMIA, A INOVAÇÃO E O COMPORTAMENTO HUMANO



Olá amigos,


O Mundo mudou sim, e vai mudar constantemente. A tecnologia é uma grande aliada nisso e é um caminho sem volta. É o momento de inovar!

A inovação realmente nos surpreende e como nosso cérebro precisa pensar em soluções e tomar decisões, somos influenciados por toda esta estrutura:

A inovação influencia e impacta os Negócios, a Tecnologia e as Pessoas...

E todas estas áreas se interligam e são também interdependentes.

Novos conceitos como Disruptura, Mindset, Propósito, Conceito Unboss, Líder de Diversidade, Comunicação Não Agressiva, Industria, Liderança e Inteligência 4.0, e Globalização podem nos ajudar.


Precisamos incentivar nossa mobilidade, nos Empoderarmos e termos Alta Performance com Resolutividade em nossa Produtividade na busca dos nossos resultados. O momento é de ser Ágil, na Empresa ou Home Office.

Devemos também nos lembrar, que a Saúde Emocional deve nos guiar em nossos relacionamentos, com as diversas Gerações presentes em nosso ecossistema, respeitando a Inclusão e a Sustentabilidade, e com ajuda da Inteligência Artificial, sermos Ecologicamente corretos e Protagonistas da nossa própria História.

Métodos e tecnologias (5G / Big Data / Scrum, Lean – Six Sigma / Compliance / Soft Skills / Mapeamento de Competências / IOT / Impressão 3ds / Mundo Digital / Realidade Aumentada / Drones / Robótica / CRM / ERP / Gamefication / Kaizen / 5S /PDCA / Fluxogramas / Diagramas / 5W3hs / KPIs / Kanvas / ROI / EAD / WCM / Gestão de Risco e Custos / Design de Produtos) nos são apresentados para uma melhor performance da Equipe e dos Negócios, sejam as metas e objetivos Top Down ou Bottom up.

O COMPORTAMENTO HUMANO

O desafio maior é assimilarmos tudo isso, (ou parte disso) como positivo e mudarmos nosso comportamento para aplicarmos em nosso dia a dia, com todos os outros afazeres que possuímos. Principalmente no momento atual.

Mudar o comportamento é mudar hábitos. Praticamos tanto algo que ficamos hábeis naquilo. Sendo assim, fazer repetidas vezes algumas atividades que nos são prazerosas é gratificante, nos tornam habilidosos naquilo.

E quando necessitamos mudar hábitos, mudar a maneira de fazer, iniciar algo novo ou deixar de fazer algo positivo, nosso cérebro nos protege e cria resistência, porque quer evitar a dor da mudança e nos desvia deste foco.

Algumas mudanças geram receio e podem ser lentas. Por vezes, pensamos que precisamos desconstruir um hábito para construir outro. E nem sempre isso é necessário. Mudança não é destruição. Pode ser apenas adaptação. A mudança de hábitos precisa ser prazerosa, se não causa dor.

Por isso alguns processos de mudança são chamados de Crise x Oportunidade. Eu prefiro chamar a crise ou os problemas de desafios.

Algumas mudanças merecem uma atenção maior, pois necessitam de recursos financeiros, máquinas, equipamentos ou assimilação de novos conceitos e conhecimentos técnicos, acadêmicos e comportamentais.

E para encarar estas mudanças precisamos de resiliência e persistência.

O segredo é entendermos o porquê da mudança para aceitá-la melhor. Em primeiro lugar é preciso pensar:

- É mesmo necessário que haja a mudança?

- Se sim, quais são os objetivos, o propósito da mudança e quais os pontos positivos desta mudança?

- O que ela vai agregar de valores tangíveis e intangíveis?

- Quais são os ganhos?

- Qual prazer esta mudança vai ocasionar?

E pode ter certeza de que as mudanças serão constantes em nossa vida, cada dia mais. E isso é ótimo!

E você, como está trabalhando os Processos de Mudança em sua vida?

Está se adaptando às novas mudanças do cenário?

Está buscando se atualizar, aprender algo novo ou uma nova profissão?

Está trabalhando o autoconhecimento para facilitar os processos de mudança em sua vida, para que as alterações de hábitos sejam prazerosas?

Conte para nós. Adoramos falar sobre isso!

Grande abraço e Sucesso!

PSFA+ (Pensar, Sentir, Falar e Agir, positivamente!)

bottom of page